Casa Verde e Amarela: como usar o FGTS na entrada
O programa “Casa Verde e Amarela” vem ocupando as funções que eram atribuídas ao antigo Minha Casa Minha Vida e, em função das mudanças, muitas dúvidas se formaram entre os brasileiros que pretendem fazer uso do programa para atingir o sonho da casa própria.
Entre as dúvidas mais comuns entre os cidadãos interessados está o uso do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para realizar a compra do imóvel desejado. Será que é possível utilizar o FGTS para conseguir descontos na compra da casa própria pelo programa Casa Verde e Amarela? Vamos descobrir no artigo demonstrado a seguir!
Taxas de juros
O primeiro ponto a se tratar quanto a compra de um imóvel é a respeito das taxas de juros atreladas à compra. Segundo dispõe a nova política habitacional do governo atual, a faixa mais baixa do programa Minha Casa Minha Vida era a que incluía as famílias com renda de até R$1,8 mil e esta faixa em específico não havia incidência de juros a ser apurada. No novo modelo esta faixa foi extinta.
De acordo com a novas regras do novo programa Casa Verde e Amarela, estas famílias com esta faixa de renda vão inteirar o Grupo 1 do programa. Este grupo, por sua vez possuirá taxas consideradas relativamente baixas, a partir de 4,25%, de forma muito parecida ao que era disposto pelo programa Minha Casa Minha Vida na faixa de 1,5.
O programa Casa Verde e Amarela pretende dividir o público interessado na compra de imóvel em um total de 03 faixas prioritárias e, para além do oferecimento de financiamento da casa própria, também serão inclusos outros gêneros de financiamento, tal como a reforma para melhorias de residências ou mesmo o empréstimo para realizar uma regularização fundiária.
A partir dos grupos ora citados, o programa Casa Verde e Amarela pretende atender a famílias cuja renda mensal equivalha até sete mil reais, permitindo que mesmo famílias de baixa renda alcancem o sonho da casa própria.
Utilização do FGTS
Quanto ao FGTS mencionado no começo do artigo, é outro ponto positivo do programa Casa Verde e Amarela pois sua utilização pode gerar descontos na compra de imóvel.
O FGTS poderá ser utilizado na compra do imóvel de 03 formas diferentes para facilitar a aquisição do sonho da casa própria:
- A partir da aquisição de imóveis e construções: qualquer cidadão poderá fazer uso do valor de seu FGTS na hora da contratação de venda como entrada para o financiamento do imóvel.
- Para a amortização ou liquidação do saldo devedor: para realizar o pagamento de parte da dívida ou o pagamento inteiro, o saldo do FGTS pode ser sacado para amortizar.
- Para realizar o pagamento de uma parte das prestações devidas: Será possível a utilização do fundo de garantia para reduzir em até 80% o valor das prestações, isso durante um total de 12 meses consecutivos da dívida.
O programa Casa Verde e Amarela será utilizado a partir de 2021 para fins de redução dos juros que deverão ser quitados por quem realizar a compra do imóvel pelo programa durante os anos acordados no financiamento.