Guia prático sobre INCC
O INCC é uma das taxas mais importantes do setor imobiliário porque afeta diretamente o preço dos imóveis. Então, como funciona o INCC? Para que serve o INCC? Como calcular o INCC?
Quando compramos um imóvel, devemos nos atentar a diversos detalhes que são muito importantes para fazer um bom negócio, e um desses “detalhes” que você não pode deixar de se atentar é o INCC.
Hoje vamos falar sobre o que é o INCC, como ele funciona e quando você precisa se atentar a ele.
O que é o INCC?
Bom, já falamos que o INCC se refere à uma taxa do setor imobiliário. INCC significa Índice Nacional de Custos da Construção, que é uma taxa aplicada às obras em construção.
Esta taxa, o INCC, é aplicada para reajustar os contratos de compras desses imóveis, refletindo diretamente nas parcelas do saldo devedor do seu imóvel.
Isso porque os custos das construções tendem a aumentar durante a sua construção, em razões das flutuações do mercado. O INCC serve para reajustar este desbalanço que a variação desses preços sofre durante a execução das obras.
Ou seja, o INCC é aplicado sobre o valor de imóveis financiados que ainda estão na planta, não se aplicando à imóveis já quitados.
Como o INCC é calculado?
O INCC é formado através da análise de diversas variantes nos custos das construções, como a variação do preço em diferentes áreas, o uso da mão de obra, matérias-primas, serviços e tecnologias empregadas no setor imobiliário.
Esta avaliação é feita através de dados colhidos em mais de 20 capitais brasileiras e leva em consideração o tamanho do mercado imobiliário habitacional de cada localidade.
Com os dados sobre o setor de construções, é possível criar um sistema de preços para identificar três grupos de materiais diferentes: estruturais, instalações e acabamentos.
Desta forma, é possível avaliar a variação de custo desses grupos para identificar o INCC como uma taxa para regular esta variação.
Como calcular o INCC
É muito importante que o INCC seja calculado quando você for comprar um imóvel na planta porque ele influirá diretamente no valor da sua parcela.
Como dissemos, o INCC serve para equilibrar o contrato de compra e venda do imóvel ante as variações dos custos da construção durante o processo de construção do imóvel em questão.
O INCC é aplicado mensalmente e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulga mensalmente o valor corrigido. Para calcular o valor da parcela, você deve aplicar o índice INCC sobre o seu saldo devedor do imóvel. Veja bem:
Saldo devedor do imóvel x1 + Valor do INCC (em decimais) = Valor reajustado
Agora, basta você dividir o valor reajustado pelo número de parcela restantes e você poderá identificar o valor da parcela do mês em questão, corrigido pelo INCC.
A taxa do INCC será cobrada até a quitação de todas as parcelas, por isso é importante se atentar a qualquer atraso na entrega da obra por parte da construtora, porque o INCC não deve ser aplicado no mês de entrega do imóvel, conforme estabelecido no contrato.