Mitos e verdades sobre comprar um imóvel na planta
Muito se fala sobre a compra de imóveis na planta, de que forma isso traz vantagens a quem investe, ou pontos fracos desta escolha. O fato é que, muitas vezes, as informações passadas para frente não são as mais apuradas ou condizentes com os fatos.
Portanto, nosso objetivo neste conteúdo é tratar sobre alguns mitos, e outras verdades, sobre a questão de compra de imóveis na planta. Quer ter uma noção melhor do que é fato e do que não se aplica neste momento? Confira a seguir e tenha mais segurança na hora de fazer sua escolha final.
Verdades sobre compra de imóveis na planta
Uma verdade sobre a compra de imóveis na planta, e que certamente é extremamente interessante para quem está pensando em investir, é o fato de que o preço praticado no mercado é menor.
As condições de pagamento também costumam ser melhores. Isso porque, como o negócio está sendo feito em cima de um projeto inicial, e não após todos os custos relacionados à construção em si, o mercado costuma cobrar valores mais baixos.
Além disso, também é verdade que o imóvel acaba tendo um estilo mais definido pelo comprador. Afinal, como o negócio é feito na planta, o futuro dono tem mais condições de opinar em determinadas áreas, claro que com alguns limites por conta de espaço e do trabalho feito pela negociante, mas as possibilidades são mais abertas do que comprando pronto.
Por fim, também podemos garantir que é verdade a possibilidade de um maior acompanhamento das obras por parte do comprador. Ele tem mais chances de opinar em determinados aspectos, conversar com a construtora para eventuais mudanças etc. Logo, é verdade que há maior autonomia.
Mitos sobre imóveis na planta
Porém, também temos alguns mitos nesta questão. O principal é sobre o contrato. Ouvimos muitas pessoas dizerem que os contratos relacionados à compra na planta são mais simples, fáceis de entender e vantajosos para os futuros moradores. Não é bem assim.
Na verdade, alguns pontos são bastante complicados, principalmente por conta da possibilidade de que, durante o período de construção, haja algum imprevisto ou mudança de rumo e, desta forma, o comprador resolva desistir. As empresas costumam se proteger contra isso e, portanto, a situação não é tão simples assim.
Outro mito diz respeito ao fato de que, por comprar na planta e acompanhar o processo desde o começo, são menores as chances de atraso na entrega. Na verdade, não é bem assim. Os atrasos, muitas vezes, são inerentes, por conta de várias razões, como produtividade menor, imprevistos, demora na entrega da obra.
O fato é que não é possível cravar que, por comprar na planta e acompanhar de perto, a entrega é feita sempre no prazo definido. Isso é um mito.
Estes são, portanto, alguns dos mitos e verdades sobre comprar um imóvel na planta. Aos interessados, resta analisar os pontos citados e entender o que é mais vantajoso para seus contextos.
Fale conosco
Agora é a sua vez, entre em contato com um de nossos consultores! Você está perto de dar o primeiro passo na conquista de seu imóvel. Somos especialistas em consultoria imobiliária e, assim que recebermos seu contato, iniciaremos nosso relacionamento. Vamos juntos em busca do seu sonho.