Qual a renda mínima para eu financiar um imóvel?
Ao considerar a compra de um imóvel para financiamento, a primeira pergunta que se coloca é: O meu rendimento é suficiente? Na verdade, a receita do interessado é um detalhe necessário para a obtenção de financiamento com o suporte de uma instituição financeira.
Nesse caso, embora existam outros fatores, há um ponto para entender como funcionam as exigências do banco a esse respeito.
Vale ressaltar que apesar desse ser o primeiro passo para conseguir a casa dos seus sonhos, lembre-se de que o rendimento mínimo adequado dependerá de outras informações, como o preço da propriedade, prazo de reembolso e o valor inicial fornecido pelo comprador.
Pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais acerca desse assunto. Ficou interessado? Então confira agora mesmo!
Entendendo o financiamento
Sem dúvida, a opção mais vantajosa para comprar uma casa é por meio do financiamento imobiliário, sendo basicamente um empréstimo do banco, pois o futuro morador adquire esse financiamento e futuramente paga mensalmente ao banco e cumpre com as normas estipuladas conforme o contrato estabelecido por ambas as partes.
O financiamento costuma durar mais de 20 anos e é parcelado com juros, é assim que as organizações bancárias ganham lucro nas negociações. Hoje em dia, devido à situação econômica projetada pela pandemia de Covid-19, a incidência de juros do Brasil é muito baixa.
Isso é para reduzir a oportunidade de pagamento de juros de financiamento imobiliário, portanto, um valor de propriedade menor pode ser pago, ou mesmo em um prazo menor.
Rendimentos e custo do imóvel
A primeira coisa que o comprador deve saber é que toda instituição financeira pode aprovar o financiamento de acordo com a "regra dos 30%" e define que o parcelamento mensal está de acordo com a aplicação dessa regra.
Dessa forma, o rendimento mínimo para a captação de recursos para um imóvel está relacionado ao seu valor. Porém, a receita do comprador não é avaliada apenas no momento do financiamento. Se outros membros da família também trabalham, como cônjuges ou filhos, elas podem constituir renda calculando o rendimento de todas as pessoas que residem na casa.
Arranjar várias pessoas para o financiamento faz com que o valor disponibilizado pelo banco seja muito maior, que pode financiar imóveis mais caros. Para o comprador, é importante saber que ele deve gerenciar os recursos e saber com clareza o quanto pode parcelar para poder cumprir esse compromisso.
Simulação do financiamento
Se quiser descobrir se você tem um rendimento mínimo para solicitar o financiamento de imóveis, a melhor forma é realizar a simulação do financiamento, pois determina o custo da propriedade que pode ser financiado, inserindo o recurso financeiro exigido e o prazo de financiamento.
Na simulação também é possível distinguir a medida financeira a ser utilizada. Existem duas opções: SAC e tabela Price. No SAC, o parcelamento definido cai no ano do pagamento. Na lista de preços, esses valores permaneceram inalterados por muitos anos.
Realizar esses procedimentos é simples, embora exija suporte especializado para melhores orientações. Precisa de ajuda? Entre em contato com um de nossos consultores!